Na manhã desta terça-feira (5/8), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e o Grupo Especial Anticorrupção (GEAC), em apoio à investigação conduzida pela Subprocuradoria de Assuntos Jurídicos do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), deflagraram a Operação “Via
Clandestina”, que tem como foco o combate a crimes contra a administração pública.
As investigações foram instauradas para apurar possíveis delitos de corrupção ativa e passiva envolvendo contratos de pavimentação asfáltica firmados por um município do meio-oeste catarinense.
Os mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), foram cumpridos nos municípios de Vargem, Campos Novos, Lages e São José. A operação visa investigar a prática de corrupção, mediante acordos de vantagens indevidas entre agentes políticos e empresários do setor de pavimentação, caracterizando favorecimentos recíprocos.
A ação contou com o apoio técnico da Polícia Científica de Santa Catarina, com o objetivo de garantir a preservação da cadeia de custódia das evidências de interesse investigativo. As investigações seguem sob sigilo e, assim que os autos forem publicizados, novas informações poderão ser divulgadas.
Operação Via Clandestina
O nome da operação faz referência à suspeita de encontros clandestinos, previamente combinados entre os investigados, realizados em vias públicas para o repasse de valores ilícitos decorrentes da execução dos contratos de pavimentação.
Fonte: MP/SC